Folheado ou construção de Madeira maciça

Basicamente, existem duas opções diferentes para a construção de humidores:

  • Baseado num sistema PFMDM (painel de fibras de madeira de densidade média), o interior é forrado com um folheado de cedro Espanhol e o exterior consiste num folheado de um certo tipo de madeira dura (sendo comum a cerejeira).
  • A caixa do humidor é inteiramente manufacturada em madeira maciça e está forrada no interior com cedro Espanhol (por vezes o humidor inteiro é feito de cedro Espanhol maciço sem qualquer forro interior).

Ao contrário das crenças comuns, os humidores de madeira maciça não são necessariamente superiores aos humidores folheados. O preço superior do material dos humidores de madeira maciça normalmente são compensados perante a bastante mais complicada construção de humidores folheados.
Como a humidade no interior do humidor é bastante maior que a humidade externa, a madeira interna expande-se, levando a tensões nas paredes do humidor.

Aqui os humidores folheados levam a vantagem de que os painéis de fibra de madeira de densidade media se expandirão menos com um aumento da humidade. Portanto, desenvolver-se-ão menores tensões no interior do humidor – tensões que podem originar rachas ou deformações na tampa do humidor. Uma outra vantagem na construção folheada é o facto de os retoques de laca e brilho poderem ser aplicados com maior facilidade em folheados de madeira maciça.

Humidores de madeira maciça de cedro Espanhol são mais susceptíveis de sofrer marcas e danos, dado que a madeira é algo frágil. Como previamente mencionado, a leveza do cedro Espanhol limita o brilho e a durabilidade da laca no seu exterior. Por estes motivos, a construção de humidores baseados em painéis de fibras de madeira de densidade media ao invés de madeira maciça se tornaram a escolha mais comum para a protecção de humidores.

continuar para vedação hermética?

VN:F [1.9.13_1145]
Rating: 4.0/5 (34)
  • Facebook
  • StumbleUpon
  • Twitter

*