Precisão da medição

Os higrotermómetros devem ser calibrados após a sua primeira utilização. Excepções a esta regra são os higrotermómetros de cabelo adorini, que são cuidadosamente calibrados antes do envio. De qualquer forma, até este higrotermómetro pode precisar de ser re-calibrado em caso de fortes choques durante o transporte.

Como mencionado anteriormente, a precisão dos higrotermómetros de molas metálicas é limitada. Mas a precisão do higrotermómetro de cabelo adorini é superior, pois são optimizados para os altos níveis de humidade encontrados num humidor. De qualquer forma, deve ter em atenção que, em comparação com a medição da temperature, medir fisicamente a humidade é sempre algo menos preciso. Mesmo em higrotermómetros para uso professional ou laboratorial, uma diferença de €75 no preço pode garantir uma precisão de apenas +/- 2%.

Os higrotermómetros analógicos devem ser re-calibrados uma vez por ano. Mesmo que o humidor esteja equipado com um higrotermómetro tradicional com molas metálicas, é particularmente importante prestar atenção às alterações no nível da humidade. Quando se usam humidificadores baseados em polímeros acrílicos ou humidificadores de esponja com uma solução de propilenoglicol (Ver explicações sobre humidificadores) a humidade deverá estabilizar-se automaticamente por volta dos 70%. Neste caso, o utilizador só precisa de reencher a água destilada ou propilenoglicol (para humidificadores de esponja) assim que a humidade desça. Em caso de dúvida, tocar nos charutos deverá permitir saber se estes têm estado armazenados num clima adequado.

continuar para informação sobre a preparação correcta do humidor: “Calibrar o higrotermómetro”

VN:F [1.9.13_1145]
Rating: 3.8/5 (33)
  • Facebook
  • StumbleUpon
  • Twitter

*