Tem sempre que ser cedro Espanhol?

Existem três tipos principais de madeira para usar no revestimento do interior de um humidor:

  • Cedro Espanhol (notoriamente o mais popular)
  • Cedro-vermelho Americano (ou Canadiano)
  • Mogno das Honduras

O cedro Espanhol oferece as seguintes vantagens (termo botânico “cedrela odorata”):

  • Protecção contra bichos do tabaco – através da especial qualidade odorífera do cedro
  • Alta capacidade de absorção de humidade – assegura que um clima estável seja mantido no interior do humidor e se previna a formação de bolor
  • Apoia o processo de envelhecimento do charuto
  • Efeito positivo no sabor dos charutos

O cedro Espanhol não tem origem em Espanhol, como se pode assumir, é geralmente importado do Brasil e de outros países da América Central e do Sul. Em alguns casos individuais, a resina pode se formar na superfície da madeira (Ver também humidor está a segregar/resinar). O risco da formação de resina pode ser substancialmente reduzido secando previamente e com cuidado a madeira.

O Cedro-vermelho Americano é inferior ao cedro Espanhol na absorção de humidade e possui um aroma intenso. Alguns fabricantes de humidores usam o cedro Americano por ser mais acessível e que, com esta madeira não existe o risco da formação de resina. Particularmente, quando se armazenam charutos por períodos longos, estes adoptarão um forte sabor a madeira, geralmente indesejável.

Mogno das Honduras tem um ritmo de absorção de humidade comparável ao do cedro Espanhol e, ao mesmo tempo, um odor menos intenso. No entanto, infelizmente, o efeito contra bichos e o sabor desejável aos charutos não é tão bom quanto o do cedro Espanhol.

O folheado da madeira interior deve ser tratado e cuidado.

Para armazenamento de charutos por longos períodos, esses humidores devem ser preferencialmente considerados, forrados com cedro Espanhol.

Todos os humidores adorini são feitos exclusivamente com um forro interior de cedro Espanhol.

continuar para Folheado ou Madeira maciça

Folheado ou construção de Madeira maciça

Basicamente, existem duas opções diferentes para a construção de humidores:

  • Baseado num sistema PFMDM (painel de fibras de madeira de densidade média), o interior é forrado com um folheado de cedro Espanhol e o exterior consiste num folheado de um certo tipo de madeira dura (sendo comum a cerejeira).
  • A caixa do humidor é inteiramente manufacturada em madeira maciça e está forrada no interior com cedro Espanhol (por vezes o humidor inteiro é feito de cedro Espanhol maciço sem qualquer forro interior).

Ao contrário das crenças comuns, os humidores de madeira maciça não são necessariamente superiores aos humidores folheados. O preço superior do material dos humidores de madeira maciça normalmente são compensados perante a bastante mais complicada construção de humidores folheados.
Como a humidade no interior do humidor é bastante maior que a humidade externa, a madeira interna expande-se, levando a tensões nas paredes do humidor.

Aqui os humidores folheados levam a vantagem de que os painéis de fibra de madeira de densidade media se expandirão menos com um aumento da humidade. Portanto, desenvolver-se-ão menores tensões no interior do humidor – tensões que podem originar rachas ou deformações na tampa do humidor. Uma outra vantagem na construção folheada é o facto de os retoques de laca e brilho poderem ser aplicados com maior facilidade em folheados de madeira maciça.

Humidores de madeira maciça de cedro Espanhol são mais susceptíveis de sofrer marcas e danos, dado que a madeira é algo frágil. Como previamente mencionado, a leveza do cedro Espanhol limita o brilho e a durabilidade da laca no seu exterior. Por estes motivos, a construção de humidores baseados em painéis de fibras de madeira de densidade media ao invés de madeira maciça se tornaram a escolha mais comum para a protecção de humidores.

continuar para vedação hermética?

O humidor precisa de ter vedação hermética?

Os humidores devem-se fechar muito bem de forma a manter um nível constante de humidade interna.

continuar para tampa de vidro ou madeira

Tampa de vidro ou madeira

Para o armazenamento de charutos que serão consumidos em poucos meses, humidores com tampas de vidro ou de madeira são igualmente adequados. No entanto, se o intuito for de envelhecer os charutos por vários anos num humidor, então os humidores com tampas da madeira são definitivamente preferenciais. Quando se usam humidores com tampas de vidro, deve-se evitar expor o humidor directamente à luz solar.

Tempos de armazenamento superiors podem causar descoloração nos primeiros charutos. Por outro lado, humidores com tampas de vidro têm uma vantagem sobre os humidores de tampa de madeira pelo facto de terem de ser abertos menos frequentemente e por menores períodos. Portanto, pode ser mantida uma humidade interior mais constante. Isto é particularmente útil para humidores em restaurants, clubes e hotéis.

Portas de vidro em humidores-armários não têm nenhum impacto negative no armazenamento de charutos, desde que estes estejam colocados nas suas caixas originais. Relativamente à colocação de humidores-armários, a porta de vidro nunca deve ser exposta directamente à luz do sol.

continuar para critérios de qualidade de humidores

Critérios de qualidade de humidores

Recentemente, os preços médios dos humidores desceram significativamente. Muitos compradores estão confusos sobre as grandes diferenças de preço que podem ser encontradas no Mercado, principalmente quando estão disponíveis modelos de humidores de aspecto parecido.

Antes de mais, que características de funcionamento deve um humidor cumprir? Basicamente, um humidor deve ser capaz de manter um nível de humidade constante de aproximadamente 70% e deve manter condições climáticas iguais e constantes em todo o interior do humidor.

Esta funcionalidade básica dos humidores é determinada pelos seguintes critérios:

  • Utilização de um sistema de humidificação eficaz e adequado. Sistemas de humidificação electrónicos activos como o ”adorini cigar heaven” sendo a melhor opção neste caso. Entre os humidores passivos, humidores baseados em polímeros são preferidos para modelos baseados na absorção.
  • Forro interior de cedro Espanhol que absorve bem a humidade e assegura condições climáticas constantes. Além de usar o tipo correcto de madeira de cedro Espanhol, a grossura do cedro Espanhol é importante. Os forros comuns de cedro Espanhol são apenas de 1-2mm, não permitindo aproveitar todas as características e benefícios do cedro Espanhol.
  • Circulação de ar dentro do humidor. A construção do interior do humidor e o design dos seus principais elementos devem permitir uma circulação livre de ar para todas as áreas do interior do humidor. A circulação insuficiente de ar é uma fraqueza encontrada em vários humidores de todos os tipos de preços.

Além do mais, a qualidade de um humidor também é determinada pelos seguintes critérios:

  • As dobradiças devem ser duradouras e assegurar um funcionamento com pouca fricção durante vários anos. Nos humidores de qualidade, a escolha preferida costuma recair sobre as dobradiças quadrantes.
  • O uso de um higrotermómetro preciso. Os higrotermómetros baseados num mecanismo de cabelos são preferidos que os baseados em mecanismos de molas de metal.
  • Força do corpus de madeira do humidor. Um corpus forte de um humidor melhora a isolação do humidor e forma uma parte importante de uma construção de maior valor.
  • Qualidade da aplicação de laca.

No desenvolvimento dos humidores adorini deluxe, procurou-se a melhor solução para cada um dos critérios supramencionados. Combinando os componentes mais sofisticados, material de alta qualidade e um design de construção inovador, a série adorini deluxe define padrões de qualidade na construção de humidores, não tendo que custar uma fortuna.

continuar para humidificador: nível óptimo de humidade