Um humidor convenientemente cheio deve ser arejado pelo menos uma vez de duas em duas semanas para que receba regularmente ar fresco (Ver vedação hermética).
Fornecimento de ar fresco
Temperatura óptima para o armazenamento de charutos
É considerada ideal uma temperatura de 18-21°C (64-70°F). A temperaturas mais baixas, abaixo de 12ºC (54ºF), o desejado processo de envelhecimento dos charutos é enfraquecido. Portanto, caves para vinhos só são adequadas para armazenamento de charutos até um certo ponto. Pior ainda, são temperaturas elevadas. Temperaturas superiores a 24ºC (75ºF) podem levar a uma infestação de insectos ou ao apodrecimento dos charutos. Por este motivo, o humidor não deverá estar directamente exposto à luz solar.
continuar para “duração máxima do armazenamento de charutos”
Duração máxima para o armazenamento de charutos
Os charutos podem geralmente ser armazenados dentro de um humidor por um período ilimitado de tempo, desde que estejam asseguradas uma humidade relativa constante de 65-75% e o fornecimento regular de ar fresco. Os charutos premium de alta qualidade desenvolvem um sabor especial após vários anos em armazenamento. Existe, especialmente na Grã-Bretanha uma longa tradição de armazenamento de charutos para o melhor desenvolvimento possível do sabor do tabaco.
Os charutos amadurecem com o tempo?
Antes dos melhores charutos serem enviados para tabacarias, eles devem amadurecer por cerca de seis meses e fábricas ou em compartimentos com ar condicionado dos seus distribuidores. Devido à crescente procura por charutos, este período de amadurecimento nem sempre se tem confirmado nos últimos anos. Portanto, é recomendável armazenar charutos após a compra por cerca de 3-6 meses dentro de um humidor. Durante o processo de envelhecimento dos charutos, estes desenvolvem um fabor mais suave e equilibrado.
Alguns cigarros premium desenvolvem um sabor particularmente bom após muitos anos armazenados. Assim sendo, a duração do armazenamento dos charutos é uma questão de preferência individual. A pessoa deve comparar o sabor alterado das marcas de charuto preferidas em diferentes tempos de armazenamento, de forma a determinar qual o melhor e preferido tempo de envelhecimento.
“Mistura” de Charutos
Os charutos absorvem o aroma do seu ambiente; e não só absorvem o aroma do forro interior do humidor mas também dos outros charutos presentes no mesmo humidor. Utilizam-se divisores nos humidores para minimizar esta perda aromática. No entanto, para prevenir qualquer tipo de transferência de sabor, os charutos devem ser armazenados em diferentes humidores ou em humidores-armário, onde poderão ser armazenados dentro das suas embalagens originais.
No entanto, alguns aficionados apreciam a mistura dos sabores dos seus charutos preferidos e então misturam intencionalmente diversas marcas diferentes no mesmo humidor por vários meses. Em geral, no entanto, o armazenamento de charutos de diferentes intensidades (ou, em particular, diferentes origens) devem ser evitadas, apesar de serem possíveis.
A pouco bonita forma de armazenamento de charutos, envoltos em celofane ou, alternativamente, nas suas caixas originais em grandes humidores-armário podem, também, prevenir esta mistura ou perda aromática. O inovador sistema de divisão da série de humidores adorini deluxe permite uma separação eficaz de vários tipos de charutos e, ao mesmo tempo, fazer uma boa utilização do espaço de armazenamento no interior do humidor.
continuar para “É necessário rodar os charutos regularmente?”
Os charutos precisam de ser rodados regularmente no humidor?
Níveis inconstantes de humidade no interior de um humidor é um problema muito comum. Isto acontece principalmente em humidores que estão quase completamente cheios e em humidores grandes com depósitos, o nível de humidade é muito maior se houver essa proximidade com o sistema de humidificação.
Assim sendo, charutos que são armazenados por longos períodos de tempo devem ser rodados uma vez em cada 1-3 meses. A série de humidores adorini deluxe tem sido desenhada com especial atenção para uma máxima circulação de ar dentro do humidor de modo a assegurar boas condições de armazenamento. Características inovadoras como o seu sistema único de ventilação nas paredes lateriais e inferiores do humidor, assim como um especial desenho dos depósitos com aberturas ventiladoras adicionais de modo a permitir uma circulação de ar propícia no interior do humidor; assim como boas condições para os charutos para que não existe a necessidade de os rodar.
Deve o invólucro de celofane dos chaturos ser retirado antes de os colocar no humidor?
O celofane protege que os charutos percam muita humidade durante o seu transporte. Dentro do humidor, no entanto, a película é contra-productiva para a preservação e manutenção de um nível adequado de humidade. Se os charutos forem colocados dentro do humidor com o celofane, este deve ser aberto nas pontas para assegurar a circulação de oxigénio. O facto do celofane ser removido ou não não é uma questão de sabor. Por um lado, remover o celofane melhora o processo de envelhecimento do charuto e do ponto de vista estético, é uma opção preferida. Por outro lado, manter o invólucro de celofante protegerá os charutos de misturar o seu sabor com os charutos de diferentes sabores. Consequentemente, se não estiver disponível nenhum divisor no humidor e pretende-se eviar a mistura de sabor, então poderá considerar-se a opção de armazenar os charutos com celofane.
Os charutos premium são frequentemente entregues num invólucro de cedro Espanhol. Mais recentemente, também existe a questão da preferência pessoal sobre deixar ou não o invólucro de cedro, que intensifica o aroma a cedro dos charutos, ou remover o invólucro antes de colocar os charutos no humidor.
continuar para problemas frequentes de armazenar charutos e a sua solução: “bolor”